28 de junho de 2009

8VB



Dia 29 de julho, vai rolar no Cinematheque, em Botafogo (RJ), uma apresentação do 8VB, projeto autoral do baixista, compositor e arranjador Bruno Migliari em parceria com o guitarrista e compositor Chester Harlan. Vai ser uma ocasião especial, onde serão apresentadas composições novas e algumas participações especiais.

'8VB', no jargão musical, é a terminologia usada para indicar na partitura quando um trecho deve ser tocado "uma oitava abaixo" do que está escrito. No caso específico dos instrumentos de Bruno e Chester (baixo e guitarra), esta particular transposição acontece todo o tempo, pois a música escrita para baixo e guitarra sempre soa "uma oitava abaixo" do que consta na pauta - são instrumentos ditos "transpositores de oitava".

"Nossa música se insere na ampla linhagem do Jazz, por ser instrumental e incluir improvisos dentro de composições estruturadas, porém procura valorizar os elementos fundamentais do ritmo e da melodia primordialmente, buscando propiciar ao ouvinte um envolvimento físico e emocinal com a música, dispensando libretos ou um entendimento intelectual da linguagem." Por Bruno Migliari

É difícil escrever alguma coisa deles, até porque conheço o Chester apenas pelo 8VB, ao contrário do Bruno que acompanho como sideman. Por isso preferi usar as palavras do próprio. Mas de fato é impossivel nao viajar num mar de emoções (do jeito que eu gosto de falar :P) com cada música.

É isso aí, eu sou fã do Bruno e curto o que ele faz, entao nao podia deixar de avisar aqui!

Dia 29, no Cinematheque (RJ) Bruno Migliari/ 8VB!

Conheçam!
• 8VB no YouTube
• MySpace Bruno

Beijones.
Hannaly.